domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem com o texto Pausa, de Moacyr Scliar.

Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino
OFICINA 2 – OLHAR APURADO PARA A DIVERSIDADE: 17/05/2013

PLANO DE AULA
CURSO – MODALIDADE: Ensino Fundamental – 6º ano/5ª série.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa.
AULAS PREVISTAS: 8 aulas.
OBJETIVO GERAL: explorar, desenvolver e ampliar a capacidade de leitura, a partir de estratégias diversas.
CONTEÚDOS: Técnicas de leitura e interpretação de texto.
TEXTO DE APOIO: Pausa – Moacyr Scliar.
 PROCEDIMENTOS:
1º Ato – Preparação:
  • Dividir os alunos em duplas heterogêneas;
  • Entregar envelopes com partes do texto em desordem, solicitando aos alunos que montem uma sequência com os fatos (tempo cronológico);
  • Checar as hipóteses de montagem dos textos;
  • Fazer a leitura do texto com a omissão do título;
  • Colocar títulos possíveis na lousa e propor a descoberta do correto;
  • Apresentar o título correto e justifica-lo (fuga da rotina pelo personagem);
  • Analisar os elementos da narrativa (personagem, espaço, descrição e tempo psicológico/cronológico).
2º Ato – Intertextualidade:
  • Apresentação do filme Escola de Heróis (descoberta dos talentos, ambiente escolar e contexto de diversidade social).
 3º Ato – Atividades:
  • Propor aos alunos uma produção de texto, em formato de história em quadrinhos, com o seguinte tema: “imagine-se como um super-herói. O que você faria?”;
  • Fazer um concurso para eleger uma capa para o almanaque que será confeccionado posteriormente.
 4º Ato – Socialização:
  • Montar um almanaque da turma com o título: “Almanaque dos Heróis” em versão encadernada para a escola;
  • Digitalizar o almanaque e publicar em um blog da sala ou da escola;
  • Fazer um cartaz de divulgação do almanaque e do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário